Arquitetura de aplicação

As redes existem para suportar as aplicações distribuídas (processos que rodam em sistemas finais diferentes, mas que comunicam-se entre si). As aplicações implementam os protocolos.

Arquitetura de rede: pilha de protocolos da internet.


Arquitetura de aplicações distribuídas: cliente-servidor, P2P.

A arquitetura de aplicação define como as aplicações vão funcionar. Ou seja, ela funciona na camada de aplicação da pilha de protocolos da internet.

Arquitetura cliente-servidor




• Existem dois papéis bem definidos no sistema, cliente e servidor:

Cliente

• É o host que realiza as solicitações.
Os clientes não se comunicam diretamente, eles se comunicam por meio de um servidor. Por exemplo, se você manda um e-mail, primeiro será direcionado para um servidor, que contenha o seu e-mail e o do destinatário, para que depois da verificação que o e-mail existe, o e-mail seja direcionado a pessoa que você mandou.

Servidor

• É o host que atente às solicitações.

• Pode atender mais de um cliente ao mesmo tempo, por isso ele precisa de um endereço/IP conhecido.

• Os servidores precisam estar sempre disponíveis para atender às solicitações (alta disponibilidade). Por isso é comum ter vários servidores com o mesmo sistema, o mesmo arquivo, para que quando um falhe tenha o outro para atender às solicitações.

• Dependendo do serviço as vezes é necessário utilizar datacenters.

• Uma fazenda de servidores rodando em paralelo são chamados de datacenters.

Exemplos de tecnologias que usam a arquitetura cliente-servidor como base:

• Clound computing e servidores virtualizados.

Exemplos de arquiteturas cliente-servidor:

• Web, FTP e E-mail.

Um desdobramento da arquitetura cliente-servidor é a arquitetura Server-puch. As notificações são baseadas nessa arquitetura.

Arquitetura P2P




• Tem pares de sistemas finais que se comunicam diretamente (denominados peer ou pares).

• Os pares podem ser um celular, um PC, ou laptops de usuários finais comuns.

• Possui mais escalabilidade (capacidade do serviço se adaptar a demanda) do que a arquitetura cliente-servidor.

Exemplos de arquitetura P2P:

Bittorrent e Voip.

Alguns desafios dessa arquitetura são:

• ISP (maior banda de download do que de upload) não é amigável, porque essa arquitetura usa a banda de upload.

• Segurança. Existe uma falta de segurança, pois qualquer um pode utilizar.

• Incentivo. É difícil fazer o usuário participar da arquitetura P2P, pois ele terá que dispor de uma parte da sua rede.

• Existem aplicações com arquiteturas mistas.
Alguns mensageiros instantâneos como o Whatsapp usam um servidor para verificar os IPs dos participantes(Arquitetura Cliente-servidor). E, as
mensagens são enviadas diretamente(Arquitetura P2P).

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