Protocolos, o que é e para que servem?

Protocolo: sequência de regras que é preciso seguir para fazer a comunicação acontecer dentro da rede. HTTP e HTTPS são tipos de protocolos. Exemplo de conexão:
   O computador solicita a conexão                TCP(Transmission Control Protocol), o servidor manda uma resposta de conexão TCP, o computador manda um link de uma página, por exemplo, e o servidor responde novamente com o arquivo.

RFC(Request for comments): é um documento que contém a descrição técnica dos protocolos, mas nem todo protocolo tem RFC.

IETF (Internet Enginnering Task Force): é ele quem mantém o RFC. O IETF é um grupo informal e auto organizado, cujos membros contribuem para a engenharia e evolução das tecnologias de Internet. Ele quem define as especificações para os novos padrões da Internet.

Aplicação distribuída: envolve diversos sistemas finais que trocam informações mutuamente. É quando, por exemplo, temos dois processos ocorrendo em máquinas distintas, mas que precisam se comunicar.
Em relação a aplicações distribuídas podemos ter dois tipos de serviços: serviço orientado à conexão e serviço não orientado à conexão.

¤ Serviço orientado à conexão: para que sejam enviados os pacotes ele necessita que feche a comunicação entre os dois pontos, assim ele é um serviço que certifica o envio e a recepção dos dados. As aplicações que utilizam esse serviço são baseadas no protocolo TCP(HTTP), só o TCP pede retransmissão para garantir que o pacote chegue corretamente ao seu destino. O TCP é mais seguro pois estabelece uma conexão prévia, preza pela qualidade, fazendo assim a retransmissão de dados, para o TCP os pacotes são mais importantes do que o fluxo.

¤ Serviço não orientado à conexão: os dados são enviados do ponto A para o ponto B sem saber se o ponto B está pronto ou conectado para receber os pacotes, ou seja, esse serviço se torna mais rápido porém não garante a transferência e a recepção correta dos dados. As aplicações que utilizam esse serviço são baseadas no protocolo UDP, como por exemplo, DNS (serviço da internet que traduz o que é digitado para o endereço IP do servidor). Ele é menos seguro, não faz retransmissão de pacote e não precisa de uma conexão prévia.
Preza pela agilidade, para o UDP é mais importante o fluxo do que os pacotes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo OSI x Modelo TCP/IP

Multiplexação e comutação

Arquitetura em camadas: modelo hibrido.